segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TODO MUNDO CONHECE AQUELE DITADO POPULAR:

 " É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR"

CONHECER SEUS DIREITOS E AS DIFERENTES FORMAS DE EFETIVÁ-LOS GARANTE A TODAS AS PESSOAS MAIS CONDIÇÕES DE SE PROTEGEREM E PARA NÃO SEREM VÍTIMAS OU SE VEREM ENVOLVIDAS NUM CONFLITO.
APESAR DISSO, O CONFLITO ÀS VEZES ACONTECE. SEJA EM QUESTÕES COM VIZINHOS OU FAMILIARES, DE CONSUMIDORES OU MESMO EM ACIDENTES DE TRÂNSITO, NOS VEMOS ENVOLVIDOS EM UM PROBLEMA E TEMOS QUE PROCURAR A MELHOR SOLUÇÃO PARA ELE.
MAS OS DEFENSORES PÚBLICOS NÃO ATUAM SOMENTE DEPOIS DO "LEITE ESTAR DERRAMADO"; ELES AJUDAM AS PESSOAS A PREVENIREM CONFLITOS E RESOLVÊ-LOS.
QUANDO SE TEM UM PROBLEMA E NÃO CONSEGUE RESOLVÊ-LO AMIGAVELMENTE, PODE-SE ENTRAR COM UMA AÇÃO NO PODER JUDICIÁRIO.
PORÉM, EM VÁRIAS SITUAÇÕES, É MUITO MAIS RÁPIDO, BARATO E EFICAZ TENTAR RESOLVER O PROBLEMA EXTRAJUDICIALMENTE, OU SEJA, SEM ENTRAR NA JUSTIÇA. NESSES CASOS, VOCÊ TAMBÉM PODE CONTAR COM O APOIO DA DEFENSORIA PÚBLICA PARA RECORRER A MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS.
A DEFENSORIA PÚBLICA É A INSTITUIÇÃO ENCARREGADA PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE PRESTAR ASSISTÊNCIA JURÍDICA INTEGRAL E GRATUITA ÀS PESSOAS QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR UM ADVOGADO. 
 
ESSE TRABALHO TAMBÉM É FEITO EM PARCERIA DA DEFENSORIA PÚBLICA COM O NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO, QUE ATENDE NA AV. DOM JOSÉ, 325, CENTRO, SOBRAL-CE.
Fonte: Cartilha Ensinar, prevenir, conciliar: Defensoria Pública